terça-feira, 17 de abril de 2012

A ILUSÃO.


Ontem presenciei uma cena que me deixou muito preocupado.
Dois professores de história exaltando a vinda da Copa do Mundo e das Olimpíadas para o Brasil, e as várias benfeitorias que esses dois eventos trarão para o país.
Resolvi questioná-los quanto à relação custo x benefício que esses eventos proporcionarão. A impressão que tive foi que eles não se importam com os custos, desde que os benefícios venham.
Benefícios esses que deveriam vir com ou sem eventos, mas segundo os dois colegas caso não houvesse esses eventos os benefícios não viriam.
Então pelo ponto de vista deles, devemos agradecer aos milionários que estão organizando estes eventos com os quais eles (os milionários) ficaram ainda mais ricos e nos darão algumas migalhas. Migalhas estas que já tínhamos direito mesmo sem os eventos.
Obras faraônicas estão sendo construídas sem nenhuma fiscalização. Licitações fraudulentas, empresas que não cumprem prazos ou especificações previstas nos contratos, não honram com os compromissos assumidos com seus funcionários (os peões das obras) que com certa freqüência estão paralisando as obras com greves reivindicando seus direitos.
Obras faraônicas que após esses eventos ficarão sem uso, gerando gastos para sua manutenção, e com o tempo ficarão abandonadas.
Eventos estes, que não trarão nenhum tipo de beneficio esportivo a quem realmente importa: o povo. Ou meus caros colegas acreditam que por causa das Olimpíadas nossas crianças da rede pública de ensino terão acesso a melhores materiais esportivos em suas aulas de educação física. Doce ilusão.
Eu poderia listar páginas e páginas de “maracutaias” e “falcatruas” que estão sendo feitas com a desculpa da urgência devido a esses dois eventos. Mas o que realmente me preocupa é que dois “profissionais” que deveriam estar atentos a essas e outras informações, para repassá-las a seus alunos, simplesmente agem como dois ALIENADOS soltando fogos em comemorações típicas do já conhecido “pão e circo” brasileiro.