quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

PARA QUE APRENDER HISTÓRIA??

Muitas vezes ouço coisas do tipo “Não sei para que aprender história. O que uma coisa que aconteceu a centenas de anos pode influenciar nossas vidas?”

Achei este texto no site HUMOR NA CIENCIA, achei bem instrutivo. Rsrsrs.

Aqui está o mais puro exemplo de como temos, muitas vezes, de nos 
adaptar a atitudes tomadas no passado: 

  A bitola das ferrovias (distância entre os dois trilhos) nos Estados 
Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas. 
  Por que esse número "mágico" foi utilizado? 
  Porque era esta a bitola das ferrovias inglesas e como as americanas 
foram construídas pelos ingleses, esta foi a medida utilizada. 
Por que os ingleses usavam esta medida? 
Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que 
construíam as carroças, antes das ferrovias, e se utilizavam dos mesmos 
ferramentais das carroças. 
  Por que das medidas (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças? 
Porque a distância entre as rodas das carroças deveria servir para as 
estradas antigas da Europa, que tinham esta medida. 
  E por que tinham esta medida? 
  Porque essas estradas foram abertas pelo antigo Império Romano, quando 
de suas conquistas, e tinham as medidas baseadas nas antigas bigas 
romanas. 
  E por que as medidas das bigas foram definidas assim? 
  Porque foram feitas para acomodar dois traseiros de cavalos! 
  E, finalmente... 
  O ônibus espacial americano, o Space Shuttle, utiliza dois tanques de 
combustível sólido (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela 
Thiokol, em Utah. Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-lo mais 
largo, porém, tinham a limitação dos túneis das ferrovias por onde eles 
seriam transportados, os quais tinham suas medidas baseadas na bitola da 
linha.

Conclusão: 
O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia 
acaba sendo afetado pelo tamanho da bunda do cavalo da Roma antiga.

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